Tuesday, July 23, 2013

Au Pair: 01. Mãe, quero ser Au Pair

Gente, tudo bem? Eu sei que nos meus últimos posts eu estava falando sobre meu intercâmbio de férias que fiz no ultimo ano, o qual foi importantíssimo para mim pessoalmente, socialmente, profissionalmente, enfim.. de todas as maneiras imagináveis. Juro que continuarei com ele e vou contar tudinho, tim-tim por tim-tim, tá?
Mas hoje vou falar sobre outro assunto. Uma coisa que anda me cucando faz tempo e eu tenho que compartilhar com vocês. Recentemente, tomei uma decisão, vou ser au pair - Como assim? - Bem, quando voltei de San Diego entrei em depressão pós-viagem (nos próximos posts vocês vão entender o porquê) e comecei a ler diversos livros de auto-ajuda e pesquisar na internet bastante  sobre como sair desse buraco. Li várias estratégias de como reverter esse meu estado emocional, e lembro-me que uma delas era se agarrar à uma nova viagem - à uma nova aventura - compreender que o intercambio acabou, mas sua vida não e você tem várias coisas para vivenciar ainda.
Pois bem, fiz isso. Agarrei-me em uma nova meta! A princípio, pensei em fazer pós-graduação fora, pesquisei os preços e vi que era financeiramente inviável no momento. Então comecei a procurar outros meios de fazer isso, um deles seria trabalhar e estudar simultaneamente - por que não, né?
Eu já sabia mais ou menos o que era Au Pair, minha amiga de colegial sempre me incentivava à fazer quando ainda estávamos na escola. Mas nunca tinha me interessado de verdade pelo programa até então. O que me chamou atenção dessa vez é que a participante além de receber um salário, uma moradia e (muitas vezes) um carro, ela tem direito a uma bolsa de estudo de US$500, e aí entraria a minha oportunidade de estudar fora. 
Antigamente, costumava pensar que a Au Pair só poderia estudar a língua local, mas não, ela pode fazer qualquer tipo de curso, até mesmo um da sua área profissional. Claro que essa bolsa não chega ao valor de uma pós, mas só o fato de poder fazer um cursinho de "administração" no exterior e viver um ano fora já foi o suficiente para eu me entusiasmar.
Mas não pensem que me decidi tão rápido assim, foi uma ideinha brotada em 2012 que só agora começou a vingar na minha cabeça. Nos últimos dias, tenho assistido muitos vídeos, lido muitos blogs e sites relacionados, falado com muita gente, enfim, tenho pesquisado muito do assunto. Já sei praticamente tudo: quais são as agências que fazem esse tipo de programa, quais são os quesitos essenciais para se inscrever, como é o preenchimento dos formulários, o que devo fazer para achar uma boa host family, etc, etc, etc..
Os únicos problemas (probleminhas) são: estou no 3º ano de facu ainda e não pretendo trancar para ir, não tenho meios de money o suficiente no momento (apesar de ser um programa super em conta), meus parents provavelmente não vão gostar da ideia e o intercâmbio é indicado para maiores de 21.
Como ressaltei, estão mais para probleminhas do que para real problemas, tudo se resolve fácil com o passar do tempo - tempo: coisa que não quero esperar -  estou ansiosa, sei que é isso que quero, pesquisei bastante, dificilmente mudarei de ideia, queria fechar tudo no máximo amanhã!!!!

Respira.
Eu sei, eu sei. Preciso ter calma, contar até 10. E é isso que vou fazer. Sei que continuarei com a ideia em mente, então vou usar esse tempo (um ano e meio no mínimo, até eu terminar a facu pelo menos) ao meu favor. Vou aproveitar para melhorar meu inglês, para conseguir mais experiência com kids, para convencer a minha família sobre o programa, para juntar dinheiro e para pesquisar mais e mais a fim de ter certeza absoluta de que é isso que quero.


Gente, nos próximos posts vou voltar contar como foi o meu intercâmbio para San Diego e talvez volte a falar sobre o programa de Au Pair.

No comments:

Post a Comment