Sunday, September 1, 2013

Au Pair: 02. Orçamento na Experimento - APIA

Quanto tempo, não? Que frase clichê, rs. Naquela listinha de leituras de blogs, na primeira página de quando você faz o login no blogger, pode ter certeza, que pelo menos um dos posts alí em exposição vai começar com essa frase, ou outra similar.
   Mas a verdade é, que falta de tempo! Quando eu era pequena e imaginava minha vida aos vinte, não esperava que o tempo seria algo tão escasso. Minha vida, nos últimos tempos, se resume à estágio - trabalhos da faculdade - faculdade - cama. E meus finais de semanas tenho que administra-los em descansar, ou sair/me divertir, ou resolver meus problemas. E acabo quase não tendo tempo para meu blog ou para minhas intenções de Au Pair.
   E falando em coisas de Au Pair, essa semana, mesmo com toda correria, fui na Experimento ver o programa. Quem me atendeu aqui na agência de Santo André, foi a Bruna. Ela foi super doce comigo, me contou que já fez Au Pair e até me mostrou algumas fotos e compartilhou um pouco da experiencia dela comigo.
   A agência que a Experimento representa aqui no Brasil, é a Au Pair in America - APIA. Alguém me disse, ou eu li em algum lugar, não sei ao certo, que a APIA é onde tem as famílias mais ricas. Eu sei que eu não devo ficar me prendendo à classe social e econômica da família, mas em geral, quanto mais dinheiro a família tem, mais benefícios ela vai te oferecer, certo?




Valor e custos



   Bem, o preço da Experimento não é daqueles maaaais em conta, sabe? A taxa de inscrição é de R$795 e eles dividem em até 5 vezes de R$159. Depois que tiver o match (que pode variar de 2~3 meses, mas eles garantem que acontece até antes disso, é claro), deve ser pago a taxa de US$860 (para seguro de saúde báisco) ou U$S1.195 (para seguro saúde completo).
   O restante dos gastos são iguais para qualquer agência, como a taxa do visto J1 de US$160 e a taxa do PID  R$213,07. Caso eu feche com a Experimento mesmo, eles me dão isenção na taxa do teste de inglês, que custa US$40.
   Sendo assim, se formos colocar tudo na calculadora, hoje programa sairia por R$2.880,60

R$795 + R$2.046,8 (US$860) + R$380,8 (US$160) = R$2.880,60*
   *Com base no dólar valendo R$2,38


Contando para família


   Até então, eu não tinha contado para ninguém ainda da minha família que eu gostaria de fazer Au Pair, tinha muito medo que eles me reprovassem, e como eu não tinha nenhuma prova que o programa era uma coisa legal, eu resolvi esperar mais um pouco.
   Quando eu voltei da Experimento, eu estava tão animado com tudo, que resolvi falar com minha mãe. E adivinha? Ela já sabia das minhas intensões, rs. Ela leu meu blog, acredita? 
   Mas enfim, a coisa toda foi bem mais tranquila do que eu imaginava. Ela achou legal essa coisa toda de Au Pair, disse que não vai me impedir porque sou adulta e sei o que faço da minha vida. Disse também que vai sentir muita a minha falta e me aconselhou a terminar a faculdade primeiro antes de ir.

Quando ir?


   Bem, essa é outra coisa que eu venho pensando com os meus botões. Pensar que eu vou estar livre para ser Au Pair daqui 1 ano e 5 meses me dá uma agonia só. Mas eu me decidi, vou terminar a facu primeiro antes de ir. Não tem como, não vou largar o ultimo ano para fazer depois que voltar. Sem cabimentos! Se eu eu ainda estivesse no primeiro ou no segundo ano, até poderia pensar na possibilidade, mas como estou quase terminando o terceiro, sem chances!
   Falei isso para a Bruna, agente da Experimento, ela me aconselhou a fazer a inscrição só no ano que vem, visando que meu application fique online lá para junho~julho. Assim eu posso por que tenho disponibilidade só para janeiro de 2014, sem falar que as famílias que querem para o ano seguinte uma Au Pair, costumam começar a procurar nessa data.
   Apesar de toda a demora, acho que vai ser bom, vou conseguir fazer as coisas com calma. E tudo que é feito com calma tem mais chances de dar certo, não é mesmo?
   Nesse semestre, como está tudo corrido para mim, vou tentar visitar uma agência por mês, para que até o final do ano eu possa me decidir por qual optar.




14 comments:

  1. Olá, Rubia!!
    Que engraçada a historia da sua mae rs
    por tudo que já li por aí, apesar de mais cara, a APIA é a que tem melhor suporte mesmo. essas historia de ter as familias mais ricas nunca li, nao. mas acho que isso nao faz diferença, porque se a familia nao for tao caridosa, nao vai fazer diferença nenhuma pra ti, vao te pagar o salario tabelado, que é a obrigação deles e pronto. Só que claro, provavelmente a casa vai ser bem mais confortavel hehehe

    beijos, e boa sorte com o tempo! hehe

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Duda!! Estou pesquisando ainda, mas olhando pelo seu ponto de vista, é vdd, o que adianta a família ser rica e ser maior mão de vaca né? rs

      Eu não lembro de ter lido qual agência que vc escolheu.. Vi que vc estava em dúvida pela CC e APIA, com qual vc fechou?

      Beijos

      Delete
  2. Oi Rubia!
    Minha mãe lê meu blog também, hahaha complicado né?
    Enfim, acho ótimo você ir mesmo com calma e visitar todas as agências que der pra você tomar a decisão certa e não se arrepender depois!
    Boa sorte!

    Beijos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah sim, não que eu tenha escrito algo demais, mas e se tivesse? rs. Ela me assustou!

      Vi no seu blog que vc está indo pela CI né? O que você está achando?

      Delete
  3. Legal Rubia vc querer fazer as coisas com calma e esperar terminar a faculdade antes de vir, assim não fica com nada "pendente" e pode até resolver prolongar o ano de au pair pra mais um.. =] Não sei se vc sabe mas eu sou da Experimento/APIA.. antes de vir fiz como vc, visitei todas as agencias antes de fechar e depois coloquei os pós e os contras.. fechei com a Experimento por causa da APIA e também por ser a única a oferecer o Extraordinaire. Também ouvi antes de vir que as HF da APIA eram mais 'ricas' como vc citou.. E agora q faço parte disso tudo posso confirmar e também dizer isso.. o por que é, q como a APIA é a mais cara, as familias q se cadastram nela são de classes mais altas.. o q realmente nao muda mto ja q toda familia q tem au pair é meio q rica.. e outra, vão te pagar o mesmo salario.. apenas algumas vantagenzinhas como o quarto ser suite, não precisar dividir carro com a host.. bom, vc ainda tem bastante tempo pra pesquisar! Beijokas

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi gi!! Sempre com ótimas dicas :D
      O Extraordinaire é aquele para as meninas que fizeram pedagogia? A menina da agência citou bem rápido para mim. Poxa, pena que faço Jornalismo, nada ver né? rs
      É então, vejo que a situação de algumas au pairs é tão precária, tem que dividir banheiro com a kids e dividir carro com os hosts...
      Bom saber o seu lado, pelo menos sei que o boato é mais verdadeiro que pensava :D

      Beijos

      Delete
  4. Eu brinco com minha mãe dizendo que ela é uma mãe nada brasileira e ela não entende porque eu faço isso. Hahaha! Mas, sempre que estou com as mães dos meus amigos ou leio relatos sobre outras mães, eu percebo como a minha é estranha perto da maioria. (rs) Não estou me queixando, pelo contrário, ela me criou muito bem e me preparou para o mundo, mas apesar de ser carinhosa e preocupara, ela age como mães de outras naturalidades, não como as mães que vi ou vejo por aí. Por exemplo: quando eu falei do programa, era como se estivesse falando que me mudaria para a cidade do lado. Ela foi completamente indiferente quanto a isso, diferente da sua mãe, a minha nunca teve a curiosidade de ler meu blog, mas ela me surpreendeu pagando coisas sem eu nem saber visando que essas coisas não me atrapalhassem meu intercâmbio.
    Eu não tenho a opção de esperar e terminar a faculdade por causa da minha idade, mas concordo com você, na reta final, seria melhor mesmo ir com essa etapa concluída. Torcerei para você encontrar uma ótima família, e vivenciar coisas maravilhosas. ;D
    Grande beijo.

    PS: Nossa! Não conhecia sobre o suporte da APIA, e admito que gostei do que li aqui, fiquei inclusive na dúvida se irei mesmo pela CC, uma vez que li e vi muitas gurias reclamando do suporte da agência, pensarei no assunto. Grata pela nova informação, linda. ;D

    ReplyDelete
  5. Já a minha mãe, pelo contrário, posso dizer que ela é beeeem brasileira, rs, das bem melancólica, sabe? rs.

    Então, quando eu comecei a pesquisar sobre Au Pair, via muitas meninas dizendo que a CC é a melhor para esse tipo de programa ever. E eu meio que já tinha me pré-decidido que iria pela CC. Mas depois que vi o depoimento das meninas que foram pela APIA, confesso que fiquei realmente em dúvida.

    Gostei muito do atendimento, da proposta, e tudo mais.

    Eu não sei se é seu caso, mas a Bruna (agente), me disse que para as meninas formadas em pedagogia o salário é de US$250 por semana.

    Fora isso, as LLC são contratadas e não voluntárias como acontece em outras agências. O que melhora muito a atendimento e contado das Au Pairs.

    A sede da APIA fica em Londres, ou seja, para seu App ficar online demora um pouco mais que nas agências concorrentes, mas depois, você pode falar com até 5 famílias de uma vez, o que facilita pra caramba o match.

    Bem, eu nunca ouvi alguém falando mal da APIA, da APC já ouvi pra caramba e de CC só um relato ou outro.

    Não sei ao certo com quem vou fechar, mesmo porque não visitei as outras agências ainda, mas posso adiantar que por enquanto, se eu fosse analisar custo X benefício pelas informações que tenho, certamente, fecharia com a APIA.

    Beijos, o boa sorte em sua escolha!

    ReplyDelete
  6. É isso ai Rubia...
    Eu tbm estou quase certa de ir pela experimento mas só de pensar no ITEP já me dá um frio na barriga.

    Achei uma coisa muito engraçada, tem muitas Brunas nesse mundo auperiano, minha agente na CC é Bruna, minha agente da Experimento na paulista é Bruna e Sua Agente no Santo André tbm é Bruna... adorei kkkk

    ReplyDelete
    Replies
    1. Então, não comecei a pesnar no ITEP ainda, mas tenho certeza que vou ficar tensa quando esse dia chegar, rs.

      Nossa, que coincidência, não? Tomara que isso seja um bom sinal haha

      Beijos linda ;*

      Delete
  7. Olá Rubia !
    Li muita coisa boa sobre a APIA, mas não rolou química com a agencia da minha cidade - optei pela CC (que hj com seguro completo está um pouco mais cara R$ 3.020,00)
    Sempre imaginamos a conversa com os pais um bicho de sete cabeça, mas no final acaba sendo melhor do esperávamos e que legal que sua mãe lê o blog ! Vc é nova e está super certa em terminar a faculdade. boa sorte no seu processo e se precisar é só chamar. Beijos

    ReplyDelete
  8. Olá, tudo bem? Não conhecia seu blog, cheguei aqui hoje através do meu próprio blog pois alguém que visitou o seu foi até o meu...
    Eu achei legal um comentário aqui, mais acima, da menina que disse que a mãe foi tranquila e agiu como se ela estivesse apenas se mudando pra outra cidade... Minha mãe também é assim... e eu agradeço a Deus por isto.
    Quanto a você, boa sorte nas suas escolhas, sei como esta espera deixa a gente... Não sei se já passou por isto, mas antes de ser Au pair eu tive altos e baixos, tinha momentos que dava vontade de desistir mas eu sentia que se desistisse, ia ser uma frustração pro resto da vida. Fui, e meu intercâmbio não deu muito certo, mas super valeu a pena, não me arrependo nem um dia :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Thainá,
      Por qual agência você fez o intercambio?
      Quais foram as dificuldades que você passou?
      Tenho vontade de realizar, porém ainda tenho muitas dúvidas.
      Obrigada.

      Delete
  9. Olá Rubia, tudo bem?
    Achei seu blog muito legal!
    Você conseguiu realizar o programa Au Pair? Vi que as publicações já são antigas. Se conseguiu, qual agência você escolheu?
    Abraços, Bruna

    ReplyDelete