Sunday, July 13, 2014

Au Pair: 03. Orçamento na CI - APC / EAP

Boa tarde, meninas! Tudo bem? Hoje vou falar um pouco sobre a Au Pair Care. Confesso que sempre tive um pré-conceito dessa agência. Já vi inúmeras reclamações, dizem que as opções de famílias são menores, demora para acontecer o match e caso um garota necessite de um remach, é quase impossível (e me pelo que soube, remach é mais comum nessa agência).
    Ou seja, fora o preço (que sempre ouvi - e li - falar que era mais em conta), eu só sabia os lados ruins da APC. Mas, como promessa que tinha feito há um ano atrás, decidi que iria na agência pelo menos para fazer um orçamento.


Meu sumiço 


    Bem, quem chegou a acompanhar o meu blog ano passado, deve estar se perguntando por que eu parei de postar, se eu desisti de ser Au Pair, e por que de eu voltei a postar agora?
    Respondendo rapidinho antes de voltar ao assunto APC, eu já tinha dito aqui que eu poderia ir para os EUA somente em 2015, depois do término da minha faculdade, porque eu não queria trancar o curso no último ano. Pois bem, mantive o que disse, estou no último semestre de jornalismo e ainda com muita vontade de ser Au Pair. Porém, dei um tempo, foquei em outras coisas, porque de nada adiantaria ficar mergulhada nesse mundo pré-au pairiano sendo que iria demorar muito para eu me tornar tal.
    Contudo, o tempo passou e agora já posso começar a concretizar meu sonho. Por isso estou voltando a esse mundo louco novamente.


AuPairCare


    Então, na quinta-feira passada (03/07) fui na CI aqui de Santo André saber qual era a proposta deles para Au Pair. Lá eles trabalham com 2 agências do programa (coisa que eu não sabia), a APC e a EuroAuPair. Primeiro eu vou falar da APC que é a mais "forte" da CI e também é foi por qual fui atrás de mais informações.


   E já adiantando, sabe o que mais me surpreendeu? O preço! Tá, eu sabia que a APC era mais barata, mas nem tanto né. Vou passar tudo para vocês.
    A inscrição na APC é de USD600. Sendo que US$190 é pago à vista e US$410 em até 5x no cheque (não fazem pelo cartão nem por boleto).
    O seguro saúde, pelo que a Marcela (moça quem me atendeu) me falou, já está incluso no programa e quem arca é a família, caso eu queira um up grade é possível, mas pelo que ví, não é tão necessário. Todavia, ainda pretendo validar essa informação.
   Desta forma, se eu fosse fechar o programa hoje na CI, o valor seria de R$1.416*, sendo R$448,40 à vista e 5x R$193* no cheque.
    Ela me informou que o gasto com o visto seria de R$200, que eu pagaria para CI (honorários) e eles fariam todo o resto.
    A agente não não falou da taxa de inglês, só citou que é feito lá mesmo na agência.
    Eu perguntei do PID, ela me falou que só preciso tirar aqui no Brasil se for uma exigência da família com quem eu tiver mach, e se for o caso, sai do meu bolso R$160. Já se a família não ver problemas em eu tirar nos EUA o custo é bem menor, no máximo USD50 (quem souber confirme, pls).
    Sendo assim, se formos colocar tudo na calculadora, hoje o programa de Au Pair pela APC sairia por R$1.776. Beeeem mais barato que pela APIA R$2.880,60 (valor cotado em 01/09/13).

R$448* (USD190) + 5.(R$193*) (USD410) + R$200* + R$160*

*Com base no dólar R$2,36 (03/07/2014)

   Sobre algumas dúvidas que tinha sobre a APC, a Marcela me esclareceu que posso ter até 2 famílias online ao mesmo tempo previsto para match é de em torno 4 meses. Caso aconteça algum imprevisto e eu tenha que cancelar contrato antes do match, o valor de US$190 pago a vista não é ressarcido, mas o restante sim. 


EurAuPair


   Eu já tinha ouvido falar da EurAuPair, mas, até hoje, nunca vi ninguém que tenha ido para os EUA (ou qualquer outro país) por ela. A Marcela falou que ela está no mesmo nível da APC e o tempo de match também é de aproximadamente 4 meses. Ela não entrou em muitos detalhes e eu também não demonstrei muito interesse. Não me sinto segura em ir por uma agência que não tenho nenhuma referencia de alguém que eu conheça.




    O valor sai mais em conta que pela APC, Também é pago a quantia de USD190 à vista, mas o valor a ser parcelado é de apenas USD250. O esquema é o mesmo da APC, 5x no cheque (5x R$118).


Conclusão


    Acho que essa visita fez com que eu perdesse um pouco do preconceito da APC. Na verdade, estou seriamente pensando em ir por essa empresa.
   A única coisa que fazia com que eu não quisesse ir de jeito nenhum pela APC é o fato de ter lido alguns relatos negativos sobre ela. Mas pensando melhor, acho que problemas existem em qualquer agência. Vai muito de como a au pair encara a situação, vai um pouco da sua sorte (ou azar), vai das pessoas que estão tratando do seu programa.. Toda agência tem uma história triste para contar de alguma au pair que foi e não deu certo. Mas por outro lado, toda agência tem histórias felizes também. O fato de eu ter pessoas que conheço pessoalmente que foram pela APC e deram certo, me estimula a considerar seriamente a ideia de fechar pela APC.
    Outro fato que me entusiasma muito (não vou negar) é o preço. Como eu já disse aqui, eu não quero depender dos meus pais para fazer o programa. Esse seria meu primeiro passo independente para um contexto totalmente independente. Acho que não seria tão justo começa-lo já com a ajuda financeira dos meus pais. Mesmo porque eles já fizeram muito por mim! 
   Por outro lado, sou estagiária, além de ter minhas despesas, não recebo lá aquelas coisas. Juntar R$1.776 para mim é beeem suado, mas é um valor real. Quero dizer, sei que posso pagar por isso e conseguir juntar mais dinheiro para ir com uma reserva. Agora pela APIA (R$2.800), as coisas já ficariam mais apertadas e, certamente, não sobraria a mesma quantia para eu levar.
   Eu ainda pretendo visitar a STB e a CC também, só depois disse vou fechar com alguma agência. Mas prometo manter aqui atualizado com mais frequência.

15 comments:

  1. olá rubia!!
    é, se quer embarcar em 2015, ja ta na hora mesmo de se mexer hehe entao, com relação a agencia: relamente, tem historia boa e ruim em todas elas. nao vou mentir, na minha opiniao a APIA é a melhorzinha de todas (embora semana passada mesmo eu tenha lido duas reclamações fortes de duas meninas que estao aqui pela APIA, enfim).
    mas acho que cabe a ti pesquisar e decidir o que será melhor para o teu processo. cada menina vive uma historia diferente, e eu acredito que as coisas so acontecem pq eram (ou nao) pra ser, ou seja, a decisao que tu tomar será a certa!
    boa sorte!

    ReplyDelete
    Replies
    1. É bem difícil ter 100% de certeza de uma coisa ou de outra. Vi que você foi pela CC né? Pretendo ir no escritório de sp para conhecer mais do que eles tem para oferecer!

      Delete
  2. Oi Rubia, bem-vinda de volta! Isso q ia te falar!! Ja q gostou da APC, tem q visitar a STB antes então.. afinal, conheci enquanto AP mto mais meninas pela STB do q pela CI... ah e claro, a CC q tem um preço parecido com a APC... realmente a APIA é a mais cara - difícil de afirmar 100% q é a melhor pq é bem como vc disse, td depende de cada um. Eu optei pela APIA apenas pela opção Extraordinaire q é exclusivo deles... Boa Sorte com os preparativos finais do último semestre =] Bjoka

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ah é, a opção de Estraordinare é muito boa mesmo, pena que não tenho pedagogia :( Então, vou sim na STB. Você acha que varia muito de uma agência para outra mesmo que as duas sejam representantes da APC? Beijos

      Delete
    2. eu acredito q talvez a stb tenha mais famílias cadastradas do q a ci... falo isso pq nunca encontrei nenhuma AP da ci em 2 anos mas da stb varias... portanto penso q pode ser menor o seu tempo de espera online para escolher uma family... #mythoughts Bjs

      Delete
  3. Olá Rubia,
    Já vi muitos comentários bons e ruins assim como você e outras meninas...
    Quando decidi da entrada no processo, havia visitado a Ci e a STB - mas para outros tipos de Intercâmbio, mas não senti muita segurança dos agentes...
    Na época de decidir sobre o Au pair, eu acabei cotando só a Experimento APIA, e a CC - me deixei levar pela facilidade de pagamento da CC (Baixo investimento inicial) e me senti bem segura com a menina que me atendeu da CC - não que a Experimento deixou a desejar, mas enfim acabei por escolher a CC - não gosto de assustar ninguém, mas infelizmente o meu processo não está acontecendo como eu gostaria, estou a 7 meses Online - já se passaram várias famílias mas nada aconteceu ainda.
    A família Brasuca eu gostei bastante mas não sei de nada ainda...
    A como a Duda falou, É bom se inscrever logo, assim você se está ocupada com estágio e faculdade não se prende muito, pois você ainda tem tempo ( mesmo que a empolgação apareça com a primeira família no perfil) você tem tempo...
    Obrigada pela visitinha e pode stalkear o quanto quiser, estarei adicionando seu blog na minha lista e sempre que der venho te acompanhar...

    Bjos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Thais!! A escolha da agência, na verdade, é uma dúvida cruel :( Mas vocês têm razão, tenho que tomar vergonha na cara e fechar o quanto antes!
      Agora falando de você, já pensou em em tentar com outra agência? Sei que isso significa por mais dinheiro no programa, mas quem sabe não seja pra vc ir pela CC.. Já vi caso de meninas que tiveram dificuldade de ir por uma agência, fecharam com outra e conseguiram match bem mais rápido.
      Beijinhos e nos mantenha informada das suas novidades ;)

      Delete
    2. Pois é já comentaram comigo isso, mas acabo desanimando só de pensar e ter que investir mais dinheiro, preencher tudo, app, pegar as referencias e tudo mais, eu vou esperar mais um pouco se não rolar ai o jeito é tentar outra agencia...
      Thanks Anyway...
      BjOS

      Delete
  4. Olá, Rúbia! Bom, primeiro seja bem-vinda a essa vida aupairiana. Esse momento de escolhas é complicado, mas muito gostoso também. Aproveite essa adrenalina. :) Olha, entendo perfeitamente sua vontade de viajar por conta própria, sem depender dos pais, e digo mais, é possível sim. Esse foi exatamente meu caso. Assim, como você, decidi fazer o programa após terminar minha faculdade de jornalismo e trabalhei para arcar sozinha com os gastos necessários. Deu certo! Então aproveite esse período para procurar algum trabalho e juntar suas moedinhas.

    Sobre a escolha da agência, é realmente muito relativo. Quando ia para os EUA (no final das contas vim para a Alemanha), pesquisei com minhas amigas que tinham participado do programa e a que foi pela STB não gostou do serviço. No final, ela disse para eu escolher a mais barata, pois não tinha muita diferença. Eu gostei muito do atendimento e cuidado da Cultural Care, embora fosse a mais cara. A CI também mostrou-se bem organizada para os EUA. :)

    bjinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Que coincidência, também faço Jornalismo, rs. Eu visitei STB, até fiz um post após esse falando sobre meu contato com a agência, mas não gostei, senti que a agente estava me vendendo uma coisa qualquer, não um sonho. No meu rank, quem está na frente é ainda a CI. Ainda não fui na CC, só falta ela para eu me decidir :D
      Visitei seu blog, adorei!
      Beijos ;*

      Delete
  5. Oi Rubia. Muito legal o seu relato. Eu não sabia dos valores dessa empresa, mas estão bem mais em conta que na CC (na qual eu fui). Eu só escolhi a CC porque vi relatos de que tinha bastante família e tal, então nem cheguei muito a cogitar as outras. Mas, como meu $$ também é suado, acho que vou começar a visitar outras agências.
    Bjs <3

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Roberta! Visita sim :D coloquei o orçamento da Experimento e da STB no blog tbm.. Acho que a questão de quantidade de famílias é relativo. Conheço meninas que encontraram famílias em menos de um mês pela APC e outras que estão mais de 5 meses procurando pela CC e vice-versa. Acho que é uma questão de sorte, então vou na que me tratar melhor e que tiver melhor custo benefício ;)
      Beijos

      Delete
  6. Oii vim retribui a visitinha ;D
    Amei o blog!! daqui a pouco tem post novo no meu ;p
    Sobre a agencia qro ir pela Experimento Apia!
    Bjoos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Angélica, quero ver seu ponto de vista da Experimento, vou ler ;*

      Delete
  7. Ai que delícia ouvir isso *------------* Acho que vou pela CI mesmo :D

    ReplyDelete